Cientistas cultivaram plantas em solo lunar coletado durante as missões Apollo: “Ficamos surpresos”. Uma equipe de pesquisa da Universidade da Flórida germinou as plantas usando solo lunar de 50 anos – e ficou chocada com os resultados.
A NASA levou astronautas para a Lua seis vezes – e graças a essas excursões celestes, os cientistas aqui na Terra puderam aprender mais sobre como sustentar a vida no espaço sideral. Mais recentemente, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Flórida resolveu plantar no solo coletado durante as missões Apollo. Essas descobertas podem nos ajudar a cultivar alimentos e produzir oxigênio na Lua.
Os cientistas plantaram sementes no solo que os astronautas da Apollo 11, 12 e 17 coletaram entre 1969 e 1972. Eles adicionaram água, forneceram nutrientes e introduziram um pouco de luz – e fizeram a semente brotar para uma salada de primavera comestível. Este “jardim lunar” cresceu com apenas 12 gramas de solo da coleção da NASA.
Veja também:
- Fall Guys será gratuito a partir de 21 de junho
- Nissan entra para time que vai desenvolver veículo lunar para a NASA. Veja vídeo!
- NASA: poeira lunar raríssima coletada por Neil Armstrong em Apollo 11 está à venda
- Casa de cachorro atingida por meteorito é vendida em leilão por R$ 230 mil
A equipe, inicialmente, não estava acreditando que as plantas brotariam. “Ficamos surpresos. Não previmos isso”, disse a professora Anna-Lisa Paul, co-autora do estudo. “Isso nos diz que os solos lunares não interromperam os hormônios e os sinais envolvidos na germinação das plantas”.
Suas descobertas ajudaram a estabelecer como os pesquisadores podem plantar no futuro no espaço e a partir dele. “As plantas ajudaram a estabelecer que as amostras de solo trazidas da lua não abrigavam patógenos ou outros componentes desconhecidos que prejudicariam a vida terrestre, mas essas plantas foram apenas polvilhadas no solo lunar e nunca foram cultivadas nele”, acrescentou Paul.
Veja também:
- O perfume de Cleópatra foi recriado pelos cientistas – e ele é picante; descubra!
- Cientistas recebem R$ 80 milhões para ressuscitar mamute extinto há 4 mil anos
- Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!
“Para futuras missões espaciais mais longas, podemos usar a lua como um hub ou plataforma de lançamento. Faz sentido que queiramos usar o solo que já está lá para cultivar plantas”, disse o professor Rob Ferl, outro co-autor do estudo.
“Então, o que acontece quando você cultiva plantas em solo lunar, algo que está totalmente fora da experiência evolutiva de uma planta? O que as plantas fariam em uma estufa lunar? Poderíamos ter agricultores lunares?”, finalizou ele com essas questões.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br